TEOLOGIA CRISTA E PLURALISMO RELIGIOSO o arco-Iris das religiões John Hick

Está carregando as imagens

R$ 39,00
Número do anúncio 2020577
Data do anúncio 12 Maio 2020
Status Zero

O fil�sofo e te�logo ingl�s John Hick � um dos grandes pioneiros da atual reflex�o sobre a teologia do pluralismo religioso. Oriundo da tradi��o presbiteriana da Inglaterra, hoje ligada � Igreja Unida Reformada, autor de uma vasta produ��o bibliogr�fica, ainda pouco conhecida no Brasil, John Hick aborda, neste livro, um dos temas mais controvertidos e pol�micos da reflex�o teol�gico-crist� contempor�nea: o desafio do pluralismo religioso. � uma quest�o que tem provocado acirrados debates, dividido opini�es, e acionado a pena repressiva de algumas tradi��es crist�s, como a cat�lico-romana, com notifica��es curiais recorrentes contra obras de te�logos que se aventuram a trabalhar tal quest�o.

A met�fora do arco-�ris utilizada por Hick no t�tulo � de fundamental import�ncia, pois tem um significado b�blico bem preciso: traduz a alian�a c�smica feita por Deus com todos os povos da Terra. Mas neste livro quer simbolizar a luz do Esp�rito que, ao ser refletida na atmosfera terrestre, gera um admir�vel e glorioso espectro de cores: as diferentes formas religiosas que traduzem, cada uma a seu modo, a luz de Deus, do Divino, do �ltimo ou Real. Na perspectiva pluralista defendida por Hick, nenhuma religi�o particular pode pretender acumular para si com exclusividade toda a riqueza da luz do Mist�rio Real.

O autor defende a acolhida do pluralismo religioso como valor inquestion�vel e o reconhecimento da diversidade das religi�es como modos distintos, leg�timos e irrevog�veis de conceber, experimentar e responder � Realidade �ltima. A hip�tese pluralista do autor suscita o trabalho de reinterpreta��o de dogmas crist�os tradicionais que acabaram refor�ando uma problem�tica superioridade religiosa do cristianismo. John Hick busca, neste livro, responder �s cr�ticas � sua hip�tese pluralista, e o faz recorrendo a um di�logo com duas personagens por ele criadas: Fil e Gra�a, que apresentam respectivamente as cr�ticas filos�ficas e teol�gicas ao pluralismo religioso defendido por Jo�o, que � o pr�prio John Hick. Trata-se de uma obra exemplar para introduzir o leitor no mundo da teologia crist� ante o pluralismo religioso.

Faustino Teixeira

Comentários
685 vezes visualizado.